METODOLOGIA

As inovações de método

A base do trabalho da DIXIM foi o desenvolvimento do Método de Análise Multidimensional do Crime, o Método AMC. O método foi estruturado na análise dos dados qualitativos e relato das vítimas em milhares de eventos, ao longo de 15 anos de pesquisa, com o objetivo de identificar o problema criminal que deu causa ao evento.

Todo o registro ou notícia de um crime já possui a dimensão policial (D1) e dimensão jurídica (D2), como previsto na legislação. Informações úteis para o processo penal, mas não para construir uma política pública ou uma gestão de perdas e risco, capaz de controlar o problema criminal que deu origem ao delito. Por esta razão, estruturamos outras três dimensões, que revelem: o objetivo econômico (D5), demonstrando os mercados e as cadeias ilícitas; a situação (D4) que facilitou a incidência do evento; e o ambiente (D3), que atraiu ou incentivou o evento, seja ele físico (dimensão ambiental) ou virtual.

Para operacionalizar o Método AMC desenvolvemos, desde 2014, soluções de tecnologia da informação no campo da computação cognitiva, capaz de captar e fundir eventos criminais de diversas origens. São algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN) e machine learning (ML) criados para interpretar eventos e reagrupá-los em categorias de problemas criminais, ou seja, em suas dimensões econômica, situacional e ambiental.

TUTORIAL DE NOSSA METODOLOGIA

NOSSA METODOLOGIA POR ESPECIALISTAS